top of page

QUEM É O GESTOR DE PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL?


GESTOR DE PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 Quem é o Gestor de Projetos? Como ele pode ajudar no desenvolvimento de projetos? Vale a pena contratá-lo?

O Gestor de Projetos da Construção Civil é a pessoa conecta a construtora e o projetista. Ele precisa ter formação generalista, ter domínio em desenvolvimento de projeto além de lidar com equipes multidisciplinares. No desenvolvimento do projeto ele tem a responsabilidade de coordenar toda a equipe, garantir a compatibilização das disciplinas envolvidas, organizar a comunicação, administrar os prazos, organizar os processos evitando retrabalhos.

Há outro aspecto importante no trabalho do Gestor de Projetos? Sim. Como ele está sempre em contato com diferentes projetistas das disciplinas e também consultores de áreas específicas, é muito comum que ele possa sugerir soluções que otimizem o trabalho e tornem o projeto mais eficiente.

O GESTOR DE PROJETOS ATUA DIRETAMENTE NOS SEGUINTES ÍNDICES:

90% dos projetos são alterados em obra. FERREIRA FILHO E MAGALHÃES (2011) 10% do custo da obra equivale ao custo dos erros. PICCHI (1993) , HAMMARLUND e JOSEPHSON (1992). Se esses 10% do custo dos erros fossem parar no bolso do empreendedor/investidor? Quanto o lucro efetivo aumentará? 50% dos erros tem sua causa nos PROJETOS! MOTTEU e CNUDDE (1989), MAWAKDIYE (1993), ABRANTES (1995)Estudos apontam que 15% do custo de uma construção é desperdiçado por falhas de comunicação e de integração entre as equipes. Fonte: Construmanager

Então, vale a pena contratar a Gestão de Projetos? Sim e isso é matematicamente provado. O retorno do investimento na contratação da Gestão de Projetos é percebido na economia gerada em obra e se considerado o recurso tempo, desgaste com estresse mais a sobrecarga para o empreendedor de cuidar de todo o projeto, a perspectiva de vantagem aumenta muito. Estima-se que a Gestão de Projetos custe cerca de 0,5 a 2% do custo obra e gere uma economia de 5 a 10%. Pergunte a empreendedores que já utilizam esse serviço. Você pode se surpreender! 

A Gestão de Projetos da Platz Arquitetos Associados contempla  os seguintes serviços:

Coordenação geralCompatibilização de projetos 2D e 3DAuxílio na contratação dos projetistasOrganização, realização e registro de reunião de projetosElaboração e controle de cronogramas de desenvolvimento de projetosRelatórios indicativos das interferências entre os projetosAssistência para aprovação de projetos nos órgãos municipais e Assistência à execução da obra.

Quer conhecer nossos serviços? Entre em contato!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 SUPER DICAS PARA UMA BOA COMPATIBILIZAÇÃO

O poder de revisão de projetos é de 100% antes do início da obra. Depois que ela começa, esse poder vai diminuindo cada vez mais. Há alguns anos nossa empresa se dedica a gestão de projetos da constru

bottom of page