BIM É PARA AGORA!



Mas afinal, o que é BIM? O que significam as dimensões BIM que chegam até o 7D? E o que realmente o BIM pode fazer por nossos projetos?

A palavra BIM é a abreviação para Building Information Modeling, ou seja, modelagem da informação da construção. Isso quer dizer que BIM vai além do modelo, é muito mais que uma modelagem para uma perspectiva volumétrica. Para ser considerado um modelo BIM ele precisa estar munido de informações, nomes, características. Em um modelo BIM, uma porta é uma porta. Não é um conjunto de linhas apenas. Ela tem nome, material, cor, dimensões entre outras informações assim irá automaticamente para a tabela de orçamento. O mesmo vale para soleiras, paredes, caixilhos e outros elementos construtivos. Vejam as perguntas que costumamos ouvir:

Meu escritório trabalha com um software BIM, mas eu não coloco essas informações. Posso dizer que estou trabalhando com BIM? Infelizmente não. Um projeto só é BIM se o modelo estiver alimentado com as informações que definem as características da edificação e se essas informações forem utilizadas a favor do projeto e/ou manutenção da edificação.

Como é possível termos 7 dimensões no BIM? É que essas dimensões não estão relacionadas somente a volumes e sim com informações que podem ser obtidas através dele. Veja:

2D é a documentação gerada: plantas, cortes, elevações e toda informação técnica necessária para o projeto.3D é o modelo com o qual podemos obter animações, analisar conflitos entre diferentes disciplinas como por exemplo, estrutura x hidráulica.4D se refere ao agendamento, programação dos eventos. É possível fazer simulação de fases da construção, validar visualmente e aprovar pagamentos do que estiver executado, por exemplo.5D se refere a estimativas. É possível ter extrações de quantitativos, o que facilita muito o trabalho do orçamentista, já que ele terá a lista de todo o material, que pode inclusive apontar os fabricantes dos equipamentos.6D se refere ao gerenciamento de instalações. Com ele é possível  o ciclo de vida da edificação e seus equipamentos, prever manutenções, checar dados de funcionamento e assim fazer planos de controle de manutenção de gastos.7D se refere a sustentabilidade. Podemos a partir do modelo fazer análise energética, fazer rastreamento de elementos sustentáveis chegando ao rastreamento para a certificação LEED.

Então, como o BIM nos ajuda na construção civil? Através do projeto, planejamento da construção e manutenção do edifício. Desde o primeiro estudo à demolição ou adequação da edificação após anos de uso.

A Platz Arquitetos Associados, dentro do conceito BIM,  oferece os seguintes serviços: 3D - Concepção de projetos de arquitetura. 3D - Modelagem de projetos (arquitetura, estrutura e instalações). 3D - Compatibilização de Projetos. 4D - Planejamento e acompanhamento da obra e canteiro de obras. 5D - Estimativa de quantitativos. após anos.

Sim, BIM é para agora e para o futuro!

Posts recentes

Ver tudo